Introdução à Semiótica
Para a discussão a respeito de documentário: considere que a imagem fotográfica em seu sentido mais amplo são índices, isso vale para as imagens estáticas e também para as imagens em movimento, somente aquelas que são captadas por uma Câmera, seja digital ou analógica; eletrônica ou fotoquímica.
SEMIÓTICA
Charles Sanders Peirce (1839-1914) formulou uma Teoria Geral dos Signos de pode ser utilizada para compreendermos como os signos funcionam.
Suponhamos que o mundo, o ambiente, aquilo que concebemos como REALIDADE nos seja dado a conhecer pela nossa MENTE, através de FENÔMENOS. Os FENÔMENOS são uma espécie de interface entre a REALIDADE e a MENTE.
Um signo é: algo que está no lugar de outra coisa e o representa para alguém. Ele é constituído por 3 elementos que são denominados: REPRESENTAMEN, OBJETO E INTERPRETANTE.
Interessa-me a relação que os Signos estabelecem com a Realidade, portanto segundo essa perspectiva os signos são classificados em:
1) ÍCONE, quando a relação com um objeto é de natureza se semelhança;
2) ÍNDICE, que é um signo que indica (!) uma coisa existente na natureza, o signo surge por uma força da natureza;
2) SÍMBOLO, quando um signo possui um significado resultado de uma regra de uso, de um hábito de conduta, de uma lei (tanto humana como não-humana)
Os signos fazem uma ponte entre a Realidade e a Mente que interpreta e procura compreender a Realidade.
Ferdinand Saussure (1857 – 1913), um professor europeu de Lingüística, desenvolveu outra Teoria do Signo em suas aulas. As aulas foram compiladas no livro CURSO DE LINGÜÍSTICA GERAL. (baixe o livro)
Para Saussure o signo era um efeito psíquico e constituído apenas por duas partes: um SIGNIFICANTE e um SIGNIFICADO. O significante era uma “imagem sonora” oriunda dos sons de palavras de uma língua; o significado era um efeito provocado na mente, uma espécie de “imagem mental”. O vínculo do signo saussureano com a Realidade foi denominado de REFERENTE. Ou seja, a coisa real à qual o signo fazia referência. Abaixo você compara as duas concepções de Signo, a de Saussure e a de Peirce.